Reabertura do Acervo Permanente do Artesanato Baiano

Postado por Luisa Talento , 12 de set. de 2010

Na próxima quarta-feira (15), o Instituto Mauá reinaugura o acervo permanente do artesanato baiano. São mais de 2 mil peças produzidas por artesãos e comunidades artesanais de aproximadamente 80 municípios, contemplando as diversas tipologias, a exemplo da cerâmica, madeira, aproveitamento de tecido, instrumento musical, cestaria, vidro, couro, metal, tecelagem, crochê, bordado e renda.

O espaço físico que irá abrigar o museu, no Mauá-Pelourinho, ganhou um novo projeto arquitetônico, elaborado sob a orientação de profissionais da Escola de Museologia da UFBA. Cada ambiente conta com textos explicativos, de forma a orientar os visitantes sobre as raízes e o histórico da produção artesanal baiana. “Nossos serviços, além de preservar e salvaguardar o fazer e o saber artesanal, é também disponibilizar e sociabilizar as informações com pesquisadores e visitantes em geral”, explica a gerente do Núcleo de Acervo Artesanal do Mauá, Eliana Rocha.

O projeto de recuperação do acervo data de 2008, quando se iniciou um trabalho de resgate e catalogação de peças artesanais que estavam distribuídas em depósitos. “O objetivo maior é valorizar o trabalho artesanal, dando visibilidade aos artesãos e artistas populares e inserindo-os na sociedade como profissionais produtores de arte e cultura, preservando o seu passado e buscando melhorias para o futuro”, afirmou Eliana.

A exposição funcionará em sistema rotativo, com variação e substituição das peças em cartaz de tempos em tempos, trazendo novidades a cada montagem. O museu será aberto ao público a partir do dia 16, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Serviço:
Reabertura do Acervo Permanente do Artesanato Baiano
Data: quarta-feira, 15 de setembro
Horário: 17h
Local: Instituto Mauá - Pelourinho (Rua Gregório de Matos, 27)
Visitação: a partir do dia 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Gratuito

0 Response to "Reabertura do Acervo Permanente do Artesanato Baiano"