DIA MUNDIAL DO TURISMO: 27 DE SETEMBRO.

Postado por Luisa Talento , 26 de set. de 2010

Esta data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979. Durante a realização de uma Assembléia Geral da organização, os membros participantes decidiram assim, que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro. A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
O objetivo principal dos organizadores do evento foi de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona, e consequentemente um forte gerador de emprego, renda das comunidades receptoras.
O turismo é uma atividade ligada ao lazer, ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passear, visitar e conhecer diferentes lugares. Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local, e ainda faça propaganda positiva da localidade para todos os amigos.
O Turismo abrange e é responsável por boa parte da economia de um país, pois ocasiona a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas e consequentemte gera lucros e divisas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
O mercado turístico é composto por uma série de empresas: agências de viagens, transportadoras, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, feiras, shows, artesanatos, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal. Assim torna-se uma atividade benéfica para todos, gerando também um número considerável de empregos indiretos.
Nos últimos anos os temas abordados no encontro da OMT foram: “Aquecimento global - 2008” abordando os prejuízos que as mudanças climáticas desordenadas causam ao turismo. Constantemente vemos nos jornais pessoas saindo de férias e se deparando com tempestades, furacões, inundações e outros abalos climáticos, causando total desconforto e situações de riscos, nas mesmas durante os passeios. Em 2009 o objeto da pauta da Organização foi “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência”, levando o assunto como grande interesse da área, buscando alertar a população sobre os danos da degradação do meio ambiente e apresentando os bons resultados das práticas turísticas de preservação. E esse ano o tema abordado é “Turismo e a diversidade biológica” que visa principalmente aprofundar estudos das sinergias entre o turismo, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. O Dia Mundial do Turismo tem o propósito de dar maior referência e sensibilizar a comunidade internacional a respeito do turismo e de seu valor social, cultural, político e econômico. Nesse sentido, acredito que se faz necessário uma conscientização e valorização cada vez maior dessa atividade que gera tantos empregos, renda, e arrecadação de impostos para uma localidade. Precisamos continuar investindo cada vez mais na qualificação profissional para estarmos sempre preparados para esse mercado, tão competitivo, mas muito promissor. E mais uma vez gostaria de encerrar falando da importância da valorização, do reconhecimento e da regulamentação da profissão de Bacharel em Turismo. Vamos continuar lutado!

0 Response to "DIA MUNDIAL DO TURISMO: 27 DE SETEMBRO."