Setor turístico está em pleno desenvolvimento na Bahia

Postado por Luisa Talento , 3 de dez. de 2010

Pessoal. Boas notícias para o setor de Turismo.
Quero ver essa atividade continuar crescendo. Vamos continuar qualificando nossa mão de obra, para sermos o destino mais visitado do Brasil.

Desde o ano passado, a Bahia está entre os 31 destinos mundiais  que não se pode  deixar de visitar e é hoje o principal destino da CVC, maior operadora turística do país.  A atividade turística cresce a cada dia, segundo o secretário  estadual de Turismo, Antônio Carlos Tramm, que levou ao Agenda Bahia a palestra Desenvolvimento econômico através do Turismo  e cenário do setor na Bahia.

Só para se ter uma idéia do desempenho do setor,  o fluxo desse ano chega aos 9 milhões de pessoas.  Internamente, Minas Gerais e São Paulo são os principais mercados da Bahia, responsáveis por  1,2 milhão de visitantes. Do exterior chegam turistas vindos dos Estados Unidos, França,  Itália, Portugal, Alemanha, Espanha e Argentina.

Desembarque – Até o mês de setembro, registrou 2,3 milhões de desembarques na Bahia, número que representa 300 mil a mais do que em 2009. “A classe C estão  entrando também nesse segmento”, comentou o secretário.  A taxa de embarcação atual é de 67% e a perspectiva para o Verão é aumentar, pois a previsão é de a Bahia receber  6,6 bilhões de turistas, entre  novembro de 2010 e março de 2011. “Devemos ser beneficiados com o Carnaval, no início de março e Porto Seguro ainda  é o segundo portão de entrada para a Bahia”, frisou Tramm.

Mesmo com a crise econômica européia,  o setor hoteleiro, que na Bahia é mantida em maior parte por capitais europeus, não sofre reflexões do problema. Pelo contrário, há planos de inaugurar novas  unidades, como um novo resort na Linha Verde.  Para 2011, a previsão de investimentos no setor é de R$ 5,9 bilhões.  Atualmente, há  no parque hoteleiro da Bahia 200 mil leitos  e 3,5 meios de hospedagem.

Cruzeiros - Um dos maiores crescimentos para o turismo da Bahia é o de cruzeiros. A temporada começou com 20 atracagens e hoje está com 135 cruzeiros com mais de 293 milhões de passageiros. Além de Salvador, tem mais 30 cruzeiros parando em Ilhéus, o que  faz crescer a economia regional.

Do total de visitantes da Bahia, 25% estão em turismo de negócios, por isso, investimentos são feitos em centros de convenções, mas é preciso inovar cada vez mais para atrair o interesse dessas pessoas voltarem para férias. Assim, entre as maiores inovações vistas até agora é, além do Carnaval, outras festas como o São João ganhou importância e divulgação, sobretudo, por valorizar a cultura regional com a apresentação de tradições e artistas regionais.

Também a realização do GP da Stock Car em Salvador contribuiu para deixar de existir a sazonalização da atividade turística em torno do Carnaval. Além disso, outros valores têm sido trabalhados durante todo o ano, a exemplo do turismo étnico-afro, náutico, rural, enoturismo, vaquejada, capoeira e charter náutico. E para atender melhor aos turistas, o Estado investe nos sistemas de informação turística, como o Disque Bahia Turismo,  maior call center de turismo do país, Portal da Bahia, sites institucionais, hotsites e blogs.

0 Response to "Setor turístico está em pleno desenvolvimento na Bahia"