Crescimento do Turismo de Eventos

Postado por Luisa Talento , 5 de jan. de 2011

O turismo de eventos continua crescendo em nossa cidade, conforme informações abaixo.

Precisamos investir cada vez mais nesse setor, qualificar nossa mão de obra, investir principalmente nos Centros de Convenções, hotéis, e toda a infra-estrutura em geral; transporte, segurança e etc.

Captação de eventos cresce 31% em 2010

Convention Bureau confirma 85 congressos para Salvador e Litoral Norte

Salvador vai sediar este ano o Congresso Brasileiro de Pediatria, evento que deve reunir 5 mil especialistas na cidade. Em 2012, será a vez da capital baiana atrair mais de 4,5 mil pessoas durante o Congresso Brasileiro de Zoologia. Já em 2013 Salvador realiza o mais importante Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, com expectativa de reunir 8 mil especialistas. Estes são alguns dos 85 eventos confirmados para a cidade pelo Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação, geração e promoção do destino com objetivo de atrair e aumentar o fluxo de visitantes para Salvador e o município de Mata de São João.
Os 85 eventos confirmados pelo Bureau devem atrair mais de 85,5 mil congressistas, resultando num incremento na economia local de US$ 97,5 milhões. Com relação a 2009, o Convention apresentou um crescimento de 30,7% no número de eventos captados. Nos últimos dez anos, a entidade foi responsável por confirmar para a capital baiana e o Litoral Norte 701 congressos. Isso significa um incremento no fluxo turístico superior a 807,6 mil pessoas e uma injeção na economia baiana de quase US$ 921 milhões.

A entidade também apresentou um incremento no número de mantenedores em 2010. Hoje, o Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau Salvador conta com aporte financeiro de 92 empresas privadas de diversos setores da economia, sendo 27 delas da área hoteleira, importante segmento do turismo e um dos principais responsáveis pelas ações de promoção do Bureau.

O recém-eleito presidente executivo do Bureau, Pedro Costa, avalia que 2011 será também um ano de intenso trabalho para a entidade, que projeta captar 80 importantes congressos, meta que será possível atingir com apoio dos mantenedores e dos governos estadual e municipal, através da Secretaria de Turismo, Bahiatursa e Saltur. “Com os novos empreendimentos hoteleiros surgidos ao longo do Litoral Norte vamos trabalhar intensamente na captação de eventos corporativos”, adianta o dirigente.

Eventos lotaram rede hoteleira em 2010

O ano de 2010 foi bastante positivo para a hotelaria baiana. Por conta de importantes eventos, o segmento atingiu taxas de ocupação beirando os 100%. Apenas o Congresso Mundial da Federação Dentária Internacional (FDI) atraiu cerca de 10 mil participantes de 115 países, no período de 2 a 5 de setembro de 2010, lotando os hotéis de Salvador, como atestou o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, que classificou o desempenho de setembro de 2010 como o melhor dos últimos dez anos em taxa de ocupação.

Outros eventos que aqueceram a hotelaria foram o 28º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia e o XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que juntos reuniram 5,5 mil especialistas entre setembro e outubro de 2010. A cidade também se movimentou em abril para receber o XII Congresso das Nações Unidas sobre a Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que contou com a participação de 5 mil pessoas de 140 países. Realizado a cada cinco anos em países-membros da ONU, o congresso lotou os hotéis, principalmente os localizados próximo ao Centro de Convenções, onde o encontro foi realizado.

Posted in

0 Response to "Crescimento do Turismo de Eventos"