Capoeira da Bahia agora é Mapeada no Mundo

Postado por Luisa Talento , 13 de ago. de 2010

Segue informação sobre nosso importante patrimônio histórico: A capoeira.

Imagem de Marcelo Andrade.        
A arte é inclusiva e motiva intercâmbio cultural  

Na manhã desta quinta feira 12/08,  foi apresentado o Mapeamento da Capoeira no Mundo, já espalhada por 162 países.  Realizado pelo Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, o mapeamento da capoeira, visa levantar informações relativas aos grupos, academias, associações e escolas de capoeira, na Bahia, no Brasil e no Mundo, cujo conteúdo será disponibilizado na internet. 

"Alguns dados preliminares já revelam que  o estilo de capoeira mais praticado é o Regional com aproximadamente 32%, seguido da Ango-Regional com 27%. Outro fator relevante é que  77% dos grupos fabricam seus próprios produtos, como o pandeiro, CDs, revelando uma ação empreendedora deste movimento que merece o incenbtivo do estado", explicou Tâmara Azevedo, representante da Secretaria do Turismo.

Carolina Magalhães, Mestre Brisa, disse que por muito tempo a capoeira foi descaracterizada. “Éramos apenas um bando de corpos musculosos, em uma apresentação fugaz. Não se via por detrás daquilo, a formação de cada um, o quanto a capoeira contribuía para a vida das pessoas”.
Hoje a Capoeira motiva milhares de pessoas a fazer intercâmbio cultural, como é o caso do moçambicano, Leonel Estevão que mudou de vida por conta da arte. “Cheguei a participar do Big Brother África, com audiência similar a do Brasil e pude divulgar o esporte para mais de 52 países”, fala o aluno do grupo Arte Viva, supervisionado pelo mestre e artista, Tonho Matéria.
Em 2008, a Capoeira tornou-se Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Segundo Jean Paul, da Lilás Turismo, agência que trabalha com roteiros étnicos, a capoeira é uma atividade que contagia os turistas. “Percebemos no rosto que eles ficam em êxtase quando têm a oportunidade de conhecer a capoeira”, disse.

Para conferir as palestras do I Seminário Nacional de Turismo Étnico Afro, ao vivo, acesse o site www.bahia.com.br. O evento vai até amanhã, 13/08. Paralela ao Seminário acontece a I Feira de Produtos Afro, aberta ao público, com cerca de 100 expositores vendendo diversos produtos associados ao segmento.

2 Response to "Capoeira da Bahia agora é Mapeada no Mundo"

Hellio Campos - Mestre Xaréu Says:

Olá Luisa, parabéns por publicar uma matéria impotantissima para a nossa Capoeira. Sem dúvida, esse mapeamento poderá trazer significativos beneficios para a Cápoeira no mundo inteiro. É um excelente passo para promover um intercâmbio responsável entre mestres e grupos de Capoeira com segurança e qualidade.
Para os capoeiristas baianos é um momento de se organizarem, estabelecerem seus grupos, pensarem numa gestão profisional com o objetivo de promover intercâmbios sedimentados na divulgação da nossa cultura nacional e internacionalmente. A capoeira como produto cultural original, que sem perder sua essência, e atrelado ao turismo responsável e uma pitada de empreendedorismo poderá oferecer grandes oportunidade de trabalho, emprego e renda.

PINO Says:

Tenho muito mêdo do turismo levar a Capoeira para o lado da foclorização, aliás foi por causa disso que o Mestre Bimba criou a Capoeira Regional, porque ele achava que a Capoeira era antes de tudo uma forma de luta